quarta-feira, 18 de abril de 2012

Teoria x Prática - como lidar?

         É comum ouvirmos que determinada ideia funciona “apenas na teoria”, e não na prática. Ou que um determinado indivíduo é alguém “prático”, avesso a teorias. Melhor que não concordemos com isso.
         Essa diferença que se faz entre teoria e prática nunca me pareceu correta. Podemos resumir esta tese em uma frase apenas: “Toda e qualquer teoria existe apenas para aperfeiçoar a prática!” E se determinada teoria não funciona na prática, isto é sinal de que ela é apenas uma má teoria. (Ou não foi aplicada devidamente.) A rigor, toda e qualquer teoria nos ajuda a sermos melhores práticos. Ela nos facilita os caminhos, nos faz evitar erros, nos guia, nos dá norte, nos faz melhores.
          Esta ideia tem um claro objetivo: procurar diminuir a rejeição das pessoas com relação ao mundo da teoria. Muitos profissionais argumentam “não terem tempo” de se dedicarem à leitura de um livro de vendas por exemplo porque precisam “sair às ruas para vender”. E não percebem que, caso se dedicassem a ideias teóricas que lhes aperfeiçoassem a prática, poderiam vender muito mais e em menos tempo.
         Há pessoas que nascem com uma certa compleição para determinada atividade. Há quem chame essa compleição de “talento”. Pois se este individuo não lapidar seu talento com estudos, se ele decidir apostar apenas neste seu “jeito para a coisa” e não buscar informações e qualificação, certamente ele será ultrapassado por aquele que, digamos, não é tão talentoso mas dedicado e estudioso. Pessoas que valorizam a informação e o mundo das ideias – a teoria – e sobretudo aquelas que não pontuam diferença entre o “mundo das ideias” e o “mundo real” (teoria x prática), estas apresentam sistematicamente melhores resultados.
         Portanto, caso o amigo leitor conheça alguma teoria “que só funciona na teoria”, jogue essa teoria fora e procure (ou mesmo formule) outra melhor! E caso o amigo conheça (ou mesmo seja) alguém “apenas prático”, com um desenvolvido bloqueio à literatura, à audiência de palestras, cursos ou qualquer outra maneira de contato com o mundo da reflexão, repense-se! Aprimore sua prática! E já para a livraria!
* Palestrante Eduardo Peres – Palestrante, mágico e humorista, especialista em vendas, liderança e motivação de equipes para resultados. Foi Campeão Mundial de Mágica em 2000.